quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Uma terapia cristã...
Como deveria entender “Uma terapia cristã”, seria como um paliativo à vida difícil que somos constrangidos a levar atualmente? Seria uma forma de agradar aos cristãos amenizando a verdade? Seria uma postura politicamente correta? Seria uma espécie de nova doutrina onde visássemos agradar o povo de Deus com uma graça barata? Não é a forma que eu vejo a adequação deste nome, considero correto vermos como aplicar a palavra terapia literalmente: Terapia: substantivo feminino
Rubrica: medicina.
1 tratamento de doentes; terapêutica
2 toda intervenção que visa tratar problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, suas causas e seus sintomas, com o fim de obter um restabelecimento da saúde ou do bem-estar; terapêutica

Em uma visão cristã reformada, acredito que o homem existe em uma situação de falência múltipla e parcial de suas faculdades, distante da sua ideal condição de imagem e semelhança ao criador (imago Dei), sofrendo em sua limitação de ser decaído. Vejo “Uma terapia cristã” como um convite aos que ainda não foram atingidos e também aos que estão desviados por ação das discrepâncias, exageros cometidos por "organizações" de exercício da fé por inescrupulosos, agindo de maneira equivocada afastando de Deus os seus queridos, que deveriam ser orientados na verdade bíblica da redenção. Vivemos em uma realidade corrompida onde as pessoas têm medo de toda e qualquer influência religiosa, cultivando um deus genérico em seu interior, medrando crer em deuses domesticados, usáveis em momentos necessários. É fato real a necessidade interior do homem e sua consciência moral, uma lei natural que o constrange a agir corretamente ou sentir-se mal quando não o faz, este sentimento tão bem descrito por C.S.Lewis. Entendo assim “terapia” como uma forma de tratamento para quem escreve e para quem lê, trocando percepções e experiências sem medo de expor suas fraquezas. Desde o início de minha conversão costumo abrir meu coração e confessar meus pecados e fraquezas aos meus irmãos de caminhada, tendo perfeito entendimento da urgência de uma vida transparente e de bom testemunho. Entendo que pelo conhecimento de meus erros, com a busca de aperfeiçoamento, estarei me aproximando do sentido correto do termo, “separado por Deus”, aquele que busca ser diferente dos demais que não percebem sua miséria. Espero não ser visto como aquele que somente quer confortar. Gostaria de confortar é certo, mas sei que o cristianismo confronta o modo de viver atual. Gostaria de apresentar a Verdade recepcionando com um abraço amigo conciliador e não com um dedo em riste acusador. O homem atual está alvoroçado, carente de afeto e sofrido. Uma forma acusatória afasta, em meu modo de ver devemos acalmar os corações e aplacar a dor. Como saber quem está por traz de uma aparência, sem conhecê-lo.

Provérbios 15:1

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

Provérbios 15:2

A língua dos sábios destila o conhecimento; porém a boca dos tolos derrama a estultícia.

Provérbios 15:3

Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons.


r.e.castro 18/09/2008

Um comentário:

UCA BOAS NOVAS disse...

EU GOSTARIA DE COMPARTILHAR OS MEUS PROBLEMAS COM ALGUEM PODE SER VC??

EMAIL crisilume@gmail.com