terça-feira, 5 de agosto de 2008


Deus Soberano.
Participei de um culto, um culto festivo. Seriam consagrados novos presbíteros e diáconos e haveria também batismo. Havia bastante gente e inclusive muitos visitantes, dentre estes, pessoas ainda não atingidas pela fé cristã, portanto pessoas que não conhecem a Verdade . Aprendi que em um culto cristão recebemos a visitação do Espírito Santo que participa inspirando a pregação e também age sobre a audiência fazendo com que recebam os ensinamentos, acredito que se trave uma verdadeira batalha espiritual nessas ocasiões. Costumo orar durante os cultos pedindo de Deus manifeste sua misericórdia e amor, usando o pastor e colocando as palavras precisas para atingir os corações encouraçados pela luta diária no mundo cruel em que vivemos, no qual somos moídos pelas suas contingências. Foi um culto emocionante e pude ver mais uma vez como Deus fala conosco e dita sua vontade claramente. Sabemos que a palavra pecado para muitos no mundo secular, tem uma conotação desgastada e forma uma opinião errada a respeito dos crentes, quando lhes atribuem o fato de acharem que “tudo seja pecado”. Alguns quando pela primeira vez assistem a um culto ficam atentos observando tudo, sei que para muitos entrar em uma igreja é bastante difícil. Como tive conversão muito dramática, antecedida de experiências que me marcaram muito, sou bastante sensível a esse processo, de possível nascimento a qualquer momento, de um novo cristão, costumo nessas ocasiões me concentrar em oração. Não sabemos a forma que Deus vai agir, Ele faz de várias maneiras é um mistério milagroso e surpreendente. Neste dia eu orava durante o culto por avivamento, novas conversões, queria que almas fossem tocadas e percebia o amor de Deus presente a nos abençoar, mas me incomodava o fato de volta e meia o pastor proferir a palavra pecado e me via no lugar daquele que vinha pela primeira vez e achava que cada repetição seria como uma punhalada, então eu orava mais ainda pelas pessoas para que não se assustassem e fossem tocadas.Foi um culto abençoado, para os crentes presentes, abençoador também para aqueles que freqüentam a igreja, porém ainda não entenderam a verdade permanecendo em uma vida indefinida,ainda não sendo uma vida cristã real. Fui para casa pensando naqueles que foram expostos à pregação e talvez tenham se acovardado diante do compromisso cristão, diante da ressalva veemente de abandono do pecado. Pensei durante todo o dia e dormi pensando sobre estas coisas. No dia seguinte acordei, fiz minha primeira oração, como sempre quando me vejo vivo e peço forças a Deus para encarar a vida. Não me lembrei da véspera, depois abri o jornal e foi quando O Senhor falou comigo: “Meu filho leia os jornais e veja o que está diante de você e entenda o que Eu disse através de seu pastor, me agradeça por ele ser meu filho leal e falar a Verdade! O mundo está contaminado pelo pecado para onde se olhe. O crente deve como regra inicial e básica denunciar o pecado e então, acolher o pecador arrependido. A todo tempo, de toda sua força e todo seu coração”. Eu não estava aborrecido com o pastor, simplesmente não entendia porque, justo naquele dia um dia de festa, falar de pecado só então percebi como somos fracos e queremos as coisas ao nosso modo, quem somos nós para manipular a Deus, achar que somos capazes de fazer melhor que o Senhor. Todos têm a hora certa de conversão, para alguns, nunca chegará. Antes de publicar este texto passei novamente por um drama parecido, sentindo uma força me impedindo a tirá-lo da gaveta e outra maior me obrigando a divulgar. Não quero passar por crítico, não gostaria de ser confundido em minhas intenções. Quando uma pessoa ora a Deus e pede que Ele comande sua vida, adquire a graça da fé, e a mesma caminha junto com o temor a Deus. Não nós não fazemos nada, por mais que gostemos de algumas pessoas e queiramos o melhor para elas, devemos aguardar em Deus e sua soberania, mesmo que sintamos nosso coração apertado e não o compreendamos. Precisamos ser humildes e não achar o que é certo ou errado nas coisas de Deus.
Simão e seus companheiros voltavam do mar sem resultado, não pescaram nada daquela noite, Jesus mandou que voltassem e lançassem a rede, só então esta transbordou e foi necessário que muitos ajudassem a retirar tanto peixe do mar. Cabe a nós lançar a rede, mas é Jesus quem pesca. Ele sabe onde está e escolhe o peixe.
“Mestre havendo trabalhado toda a noite nada apanhamos, mas sob tua palavra lançarei as redes” Lc 5:5
r.e.castro 4/08/2008

Nenhum comentário: