segunda-feira, 21 de janeiro de 2008



Eu Não entendia.
Certas vezes me pego pensando, porque Deus não me converteu jovem, porque tive que errar tanto contra Ele e me sinto triste por tê-lo desagradado. Nessas horas vem um conforto, seria pra eu poder mostrar aos meus amigos, família, conhecidos em geral, como Deus é capaz de transformar um homem que foi conhecido por suas doidices, exageros, ser transformado e doravante procurar viver uma vida distinta buscando agradar a Deus.
Seria muito bem aceito, se não fosse o fato de ter esta situação um custo bastante alto. Nada que não mereça ser levada a frente nem que sugira desistência, porem ver amizades antigas se voltarem contra você usando de preconceitos e perceber a existência de oposição maldosa contra aquele que busca ser humilde, pelos mesmos que o culpavam de pretensão e fanfarronices é demais. Posso concluir que na verdade os que considerávamos amigos, não passavam de companheiros de caminhada mundana. A tão falada amizade não passava de um trato velado de pura aprovação de fraquezas ou leviandades, em um pacto de mútua aprovação. O companheirismo que acompanhava desde a juventude se vê deixado de lado, por suporem, você não aprovar mais certos comportamentos, mesmo sem você dizer nada. Sendo coerente meu raciocínio, passo a entender o porque de tantos, que eram considerados como amigos, passam, a não se agradarem da agora, nova companhia. Percebo assim, achar que a lei moral, tão bem apresentada por C.S.Lewis, em Cristianismo Puro e Simples ser uma brilhante prova de coerência cristã e existência de Deus. Venha quem quiser, seja quem for, me dizer não perceber ou nao ser avisado por sua consciência quando pratica um ato contra si mesmo ou contra o próximo. Sei que o tempo e o hábito de procedimentos maldosos, possa ser desenvolvido desde a infância e seja capaz de transformar um jovem, em um adulto refratário a uma conduta sadia. Percebi ao longo de minha vida muitos amigos iniciarem relacionamentos e demonstrarem amor constituindo famílias. Vi tantos sonharem, criarem objetivos comuns, gerarem filhos lutarem por uma vida melhor a dois e a certo ponto deixarem arrefecer o relacionamento e se inclinarem a aventuras absurdas. A meu ver uma vida de um casal que se respeita e se ama e uma aproximação a Deus. A meu ver a célula fundamental da Criação é a família. A família agrada a Deus. Quando um homem e uma mulher se unem e iniciam uma vida juntos, se aproximam de Deus. Acontece então um fato curioso, aos poucos, alguns tidos como amigos, os que não conseguiram prosperar em seus casamentos ou sequer encontraram o par, começam a colocar piadas e sugestões que depreciem a união, se não houver uma consciência e desde o princípio, um preparo e um acompanhamento, começa a minar amargura no relacionamento. Quando um homem ou uma mulher se une em casamento, estão buscando a Deus. Mesmo não que conheçam o Deus, eles serão abençoados, pois estarão sendo usados para gerar criaturas ou filhos de Deus. Quando um homem ou uma mulher se converte e inicia a trajetória cristã, também inicia um casamento. Um casamento gera vida através dos filhos, uma conversão gera vida eterna através do Filho, Jesus. Deste modo podemos crer e aplicar em nossas vidas um ensinamento de Deus, quando casamos ou quando nos convertemos, causamos aos demais um deslumbramento, os mesmos que nos perseguirão ou desdenharão as uniões, são aqueles que não foram ainda tocados pelo magnífico poder de Deus, mas não deveremos interpretar que não sejam filhos de Deus, simplesmente como eu fui, poderão ser, trabalhadores da seara de Deus chamados depois. Então entendi, o preconceito que volta e meia percebo, a humilhação que tentam nos causar, ser na verdade uma prova da presença de Deus em nossas vidas!

-Bem-aventurados sois quando, por minha causa vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vos.....(Mt 5:11,12).


Ruy Eduardo de Castro.
21/01/2008.