terça-feira, 29 de janeiro de 2008


Gostaria de esclarecer.

Tenho falado muito sobre mim em minhas mensagens neste blog. Não gostaria que isto fosse interpretado como presunção de minha parte, nem sequer vontade de me promover. Acontece que após haver sido chamado por Jesus a me transformar em um homem melhor, passei a querer estudar cada vez mais a Palavra de Deus e a ter uma vontade muito grande de servir a Deus. Sei que emito opiniões que podem atingir pessoas de varias maneiras. O mais comum é perceber na maioria delas um sentimento de estranheza pela minha transformação. Já estão completando seis anos do inicio de minha conversão, esta mudança se faz aos poucos em alguns aspectos e em outros, imediatamente. Tenho como sentimento íntimo ter sido chamado a ser cristão na infância, não entendi, fui passando pela vida me moldando a resolver meus problemas e buscando não depender de ninguém, fazendo meu caminho, cultivando uma autoconfiança e classificando-me como um guerreiro, auto-suficiente, capaz de transformar as coisas a meu favor. Na vida, fora dos princípios cristãos, aprendemos a não respeitar todas as regras nos embates profissionais em geral, temos nossas necessidades e sabemos que o mundo é como se diz: cada um por si, permita-me a franqueza. Sempre me dediquei com afinco às minhas iniciativas, achando gozar de consciência tranqüila. Costumava me comparar aos demais, reparava serem iguais e a maioria piores que eu. Existe um código de “ética” que rege os procedimentos e as convenções são tácitas em transigência. Hoje em dia essas concessões contra bons princípios tornaram-se inexistentes, vale tudo mesmo! A vida cristã perfeita é inacessível a nós, somos e seremos pecadores, enquanto estivermos aqui. Agostinho de Hipona, disse com razão “não podemos não pecar”. Acontece ao mesmo tempo outra coisa muito interessante àquele realmente regenerado, fiel seguidor de Cristo, é para ele impossível não perceber o pecado cometido, pode recalcitrar, mas sabe que contraria ao Pai. A percepção do pecado, ao meu modo de ver, está para o espírito como o medo está para o corpo físico, o temor a Deus é o princípio da sabedoria. Atualmente não vivemos sob a Lei como nos tempos do A.T e sim dependentes da Graça Soberana de Deus. Falo sobre mim, emito opiniões, aprendi desde o inicio de minha caminhada a conversar com o nosso Pai e Criador, levando nossas preocupações, alguns problemas que só nós e Ele sabemos. Posso assegurar que tem dado certo, Deus me surpreende regularmente conduzindo minha vida de forma a me fazer perceber quão enganado eu estava: “obscurecido de entendimento, alheio a vida de Deus por causa da ignorância e dureza do meu coração” Ef 4:18 “no sentido de que, quanto ao trato passado, devo me despojar do velho homem, que se corrompeu segundo as concupiscências do engano” Ef 4:22. Este falar de mim engloba também uma confissão fraquezas e erros passados. Busco me revestir com a armadura de Deus, para poder ficar firme contra as ciladas do diabo. Gosto de declarar alto e em bom tom, contra principados e potestades, que embraço o escudo da Fé. Oportunamente, gostaria de dizer que não sou escritor, não tive preparo para isto, mas aos poucos busco melhorar, com a graça Deus! O Deus do impossível já fez e fará muito mais do que possamos imaginar a todo aquele que O segue, escuta o Seu Espírito, ama e busca imitar seu Filho Jesus! Sempre que for Sua vontade!

R.E.Castro. 28/01/2008