quinta-feira, 17 de janeiro de 2008


Mãos sujas.

Certa vez estava dirigindo e tinha a companhia de um colega de trabalho, quando subitamente atravessou a rua um deficiente físico, que me causou grande tristeza, tamanha sua incapacidade. Isso passaria e cairia no esquecimento, devo confessar, com o tempo vergonhosamente nos habituamos cada vez mais às desgraças, vivemos tempos difíceis e poderia me desculpar extensamente e ser considerado desculpável. O que me surpreendeu e tornou-se inesquecível foi a reação da pessoa que me acompanhava, ele gargalhou!Nunca o havia visto tão feliz!
Esta semana estava assistindo um canal privado, se não me engano o GNT, quando apresentaram um comercial de uma serie de tv, na qual apresentavam cenas de violência e desgraçadas situações passadas por pessoas comuns. Teria passado e caído no esquecimento se não fosse o comentário apelativo do reclame: “Se você gostou das cenas e ficou feliz com o sofrimento alheio, saiba que você é normal !” assista ao programa tal dia etc...
Esta semana peguei de passagem o Fantástico divulgar uma nova droga, tipo anabólicos, fazendo ao mesmo tempo verdadeira/duvidosa/mentirosa apologia, parecia anúncio, se achar legal use, mas atenção, naquela voz MistereMiana do apresentador. Outro li nos jornais um artigo sobre freqüentadores de boates para público homossexual que incluía entre outros pastores.
Participam de treinamentos diários os que assistem novelas. As potencializadoras do malcaratismo inato do ser humano decaído, ensinando e aperfeiçoando em todas as áreas da miséria humana. Por aí vamos em meio pânico na tv,Gimenez, Big Brothers etc...os jornais são semeadores da depressão diariamente, com manchetes e conteúdos grotescos. Pura grosseria e mau gosto a torto e a direito! Será que não acontece nada de bom no mundo?
Quando garoto assisti, em um cinema poeira de fácil acesso, a um filme impróprio, chamado Mundo Cão. Lembro-me bem que na época foi considerado um absurdo! Hoje seria uma coleção pueril de curiosidades. Desde então passei a reparar a polêmica sobre censura e cresci achando legal liberar geral. Acredito que a maioria da sociedade e dos meus contemporâneos concordou com isso. Vieram os militares arrocharam a censura, usaram e abusaram do direito de proibir e assim segui convicto até a algum tempo quando nós, acredito, todos vimos que engrossou o caldo. Infelizmente sou obrigado a dizer: caiamos na real, sem hipocrisia, estamos colhendo o que plantamos! O que você que mora bem, está empregado, com as contas em dia faria, se acordasse morando no Complexo do Alemão com os filhos famintos e sem futuro?Alguns de nós agimos para este mau os outros se omitiram! Todos somos culpados, não adianta agora fazer protesto para achar culpados, e curas milagrosas para o mal social, somos todos culpados, devemos nos reunir e fazer um meaculpa, lavar o rosto pela manhã e estender a mão ao miserável que cresceu faminto, assistindo playboy curtir a vida. Não se resolverá tão cedo, brincamos com Deus! Estive esta semana na cidade e um comerciante dono de loja, me falou que Deus pisou na bola! Porque permitiu tanta miséria?
PELAMORDEDEUS!!!!! Como diriam os paulistas, A SOLUÇÃO COMEÇARÁ EM NÓS MESMOS, EM NOSSAS CASAS, ACORDEM, DEIXEMOS DE SER CÍNICOS EM CARROS BLINDADOS! Que horror, roubaram meu Rolex, pobre de mim, o palhaço me fez mostrar a calcinha!
Aguardem, assim vão ver muito mais!!! E parem de comer brioches!!!!Houve um que declarou nos jornais comer trufas, em país de miseráveis!Quanta sofisticação!!!Facista!
Estamos TODOS com as mãos sujas do sangue!!!!
Que Deus, mais uma vez tenha piedade de nós!!!e de nossa sociedade obtusa.

Ruy Eduardo de Castro.
17/01/2008.