sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pura Benção.


Pura benção.
Final de ano, muito trabalho na fábrica, muito trabalho no seminário, muita coisa para ler e escrever sobre psicanálise, com trabalhos a entregar, em meio a isto tudo o feliz, porém sério compromisso de pregar na igreja Presbiteriana da Pedra de Guaratiba, no próximo domingo. É a vida vibrando correndo nas veias, nos emocionando e nos levando a cada vez mais crer em nosso pai celestial soberano criador e mantenedor. Ouvi hoje de uma professora muito querida, que uma das principais atividades de um crente, um verdadeiro crente é: administrar bênçãos!Pura verdade!Quantas vezes tempos atrás, neste blog abri meu coração, expondo minhas aflições e fazendo notar a todos minhas preocupações com as inseguranças características de nossas vidas. O tempo passou, vai passando e sou levado a agradecer, somente agradecer, ao tanto que o Senhor tem feito em minha vida e de minha família. Não vivo um mar de rosas, passo por aflições, como ver meu pai seriamente doente já há alguns anos, levando minha mãe a um estado de falência emocional e física que se agrava a olhos vistos, irmãos aflitos e também cansados. Nossa vida é vista por nós, como pequenos quadros de um filme, vistos por inteiro e em um só lance, somente por Deus. Assisti a vida de meus pais, acompanhei muitas de suas alegrias, aflições, suas lutas e nesta altura da minha, compreendo muitas coisas que não conseguia perceber. Não querendo comparar nem sequer julgar minha vida melhor ou pior, sou obrigado a testemunhar a forma de encarar a mesma por um cristão e a forma de pessoas viverem, sem a certeza da salvação e sem a graça de dividir com Jesus suas aflições e esperanças. Lembro-me do tempo que eu não era convertido, penso em minhas aflições daquela época e comparo com os dias de hoje, posso afirmar que hoje vivo alguns problemas ainda mais sérios dos que passei em outras ocasiões, que chegaram a me levar a pensar em deixar de viver. Refletindo imagino a situação de meus problemas de hoje ,alguns os mais difíceis que já encaramos, acho que não conseguiria suportar, certamente minha vida estaria um inferno e certamente também eu estaria tornando as vidas que me cercam bem mais difíceis. Jesus não nos prometeu uma vida de brancas nuvens, nem sequer mares lisos e tranqüilos. Ele disse que teríamos aflições, mas que Ele disse vencera o mundo nos aconselhando cultivar bom ânimo!Sendo assim em meio a muitas coisas desagradáveis consigo encontrar alegria em viver, em estudar, em amar minha mulher, meus filhos sofrer equilibradamente a iminente perda de parentes queridos. Simultaneamente lutando pela sobrevivência em um mundo caótico, mas crente que a segurança provém de Deus e tudo provém de Deus, consigo agora ver as aflições como bênçãos construtivas, buscando em meio a tudo isto ser feliz e esperançoso. Percebo como eu era cego, e agora vejo que somos rodeados de bênçãos e muitos de nós passamos a vidas ou grande parte dela focando o lado ruim, desprezando o tanto de bom que Deus nos proporciona. Percebo minha limitação e capacidade de pecar, mas vejo hoje de forma clara a presença de Jesus em meu coração me levando a lutar por uma vida agradável a Deus e certamente melhor para mim. Não serei nunca capaz de amar como Ele o é, por mais que me achasse auto-suficiente, não podia perceber que o máximo que eu pudesse fazer por mim mesmo, é ridículo comparado com o que Deus nos provê. Realmente devemos ver que administrar a benção de trabalhar, quando muitos não têm emprego e choram, consertar o carro quando muitos andam de ônibus apertados, gastamos com alguns remédios , quando muitos morrem sem recursos, acordamos cedo quando muitos, não conseguem dormir. Alguns de nós temos problemas e preocupações com filhos, quando outros lamentam não poderem tê-los e choram por isso. Sei que nem todos, ou melhor, poucos irão me compreender poderão até me chamar de masoquista, mas somente o fato de viver, enxergar e tantas outras coisas simples, que só notamos sua grandeza quando perdemos, percebemos serem as mais importantes bênçãos. Obrigado Pai por me amares tanto sem que eu mereça.
r.e.castro 14/11/2008

2 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo, pai!
Além de emocionante, está muito bem escrito!

RUY EDUARDO DE CASTRO disse...

Oi Filhote ,obrigado!
Fico feliz de te ver interessado meus pensamentos e escritos.
Tua mãe tá linda né?