quinta-feira, 18 de dezembro de 2008



Abra o olho.
Sou repetitivo, não deveria voltar a falar a respeito da depravação total do homem, sua situação decaída. A depravação total, termo, doutrina calvinista, para os leigos entenderem, isto quer dizer que o homem por ocasião da queda, o pecado original, o qual afastou a criatura do criador, afetou o ser humano em todos os aspectos de sua existência, de seu ser. O homem mesmo assim manteve alguns atributos divinos, originários de sua imagem e semelhança ao seu criador. Sendo assim vemos seres muitas das vezes sequer é um cristão, muitas vezes até ateu, brilhar em uma ou varias áreas de atuação. Vemos verdadeiros gênios, figuras de alta expressão artística, os intelectuais, expoentes da cultura e ciências (Graça comum), porém percebemos em todos os seres humanos, as fraquezas e deformações das quais não há nenhum ileso, todos pecamos, todos somos imperfeitos. A despeito do que pensam algumas celebridades. Vimos esses dias nos jornais, escândalos sobre a distribuição das contribuições às vítimas da tragédia de Santa Catarina. Vimos o ser humano em sua manifestação doentia, furtar ao semelhante que agoniza e sofre barbaramente a fatalidade. Sem pudor nem piedade, pessoas que deveriam participar da ajuda solidária, dispõem para si o que piedosamente lhe foi confiado para abençoar vítimas. Que homem é esse, onde se poderia constatar a tese humanista de um ser de natureza boa? Percebemos sim o caráter corrompido, aviltar sem dó nem piedade seu semelhante, como se o mesmo fosse um animal ferido e desprovido de proteção. Vemos um ser que escolhe o fraco, o cambaleante para predar. Simultaneamente, nos penetra a casa, cena de rara ironia, o “homem mais poderoso do mundo”, levar pelas fuças sapatadas ( e depois rir, sem graça) vindas de um “profissional” da mídia, ao arremessar o que pode corresponder ou significar, a bosta esfregada na cara, esquecendo ou desconhecendo a ética, lançando sobre seu agressor, a contumaz ofensa característica de seu povo, que também ultraja e também comete injustiça. Urge que tenhamos sabedoria, é sinal do tempo que se aproxima, mantenham o óleo em suas lanternas, atento como quem sabe que virá um ladrão, não deixem pra depois o reforço dos cadeados e principalmente de uma vez por todas, creiam no que está escrito! A salvação não é para todos, mas você, quem sabe, não pode ser um dos eleitos?
r.e.castro 17/12/2008

2 comentários:

Anônimo disse...

A biblia diz que a amigos mais chegados que irmãos, e verdadeiramente voçe é para mim este amigo, que com certeza fui presenteado por Deus, existem palavras que são dificeis de se falar, não por covardia mas sim por força do que elas representam, pois nelas estão contidos sentimentos e isso as tornam dificeis de serem pronunciadas verbalmente, graças a Deus e a escrita elas podem ser faladas da mesma maneira que se audivelmente,por isso eu quero dizer que em voce pude encontrar um amigo autentico e austero, que não conseguiu em nenhum momento esconder suas emoções, reações e atitudes de alguem que realmente se preocupa com o bem estar do seu próximo.
Por isso quero lhe dizer que voce realmente é uma pessoa muito especial para mim, e que nada neste mundo possa nos separar desta amizade abençoada por Deus.
Rui te amo no amor do Senhor meu velho e saiba que voce sempre podera contar comigo onde quer que eu estiver.(daqui em diante não consigo mais escrever)
Que Deus continue a te abençoar Rica E Abundantemente.
João Vieira (vugo Fogueira Santa).

Anônimo disse...

desculpe os erros de portugues.
não é: a amigos e sim Ha amigos