segunda-feira, 1 de dezembro de 2008


Sábia loucura.

Quando andava pelas sendas mundanas, virava o mundo em busca de prazer, não tinha idéia que a verdadeira “loucura” eu encontraria no mais tradicional dos livros e principalmente na verdade revelada nele. Somos seres aturdidos por uma cegueira, uma falta de percepção através das quais ficamos alienados da mais maravilhosa e triunfante epopéia. A história do homem, sua origem,queda e rendenção, contada por ninguém menos que o próprio Deus. Para a maioria das pessoas inclusive o antigo eu, isso é uma loucura, uma tolice manipuladora, que somente trabalha pelas mãos de aproveitadores da credibilidade alheia. Eu sempre desconfiei da fé, confundia com superstição e mesmo assim ao meu modo consultava um ser superior desconhecido, onde em tempos difíceis encontrava conforto e acolhimento. Muitas vezes em minha vida bastante movimentada, passei situações complicadas, perigosas onde percebi ajuda externa em muitos livramentos, porém não compreendia. Atribuía à sorte ou coincidências, confesso que abusei muito e sinceramente hoje maduro, vejo claramente que por muito menos, muitos se foram prematuramente. O tempo foi passando tive momentos de intensa busca a este ser e momentos de afastamento, porém sempre em momentos difíceis como que instintivamente recorria a ele, de um jeito ou de outro as coisas se arrumavam. Somos assim, acho que a maioria é assim, fato que prova a existência de um senso do divino, comum a todos. Acontece que somos também seres fracos, apreciadores de bajulação e notáveis fanfarrões, crentes de nossas capacidades e auto-suficientes, como diz meu pai, “desde que não chova!” Se a coisa aperta somos mestres em reclamar do intestino nestas horas, esquecendo a vaidade e fortaleza. Conheci intensamente esta semana uma sensação que não é nova para mim, porém nunca foi tão intensa, no teatro dramático de incêndio devastador, a certa altura me percebi completamente confiante em Deus, o Deus da Bíblia, Jesus nosso Irmão e Pai, se adiantou a mim e me confortou antes que eu pedisse, senti tamanha fé, confiança na proteção que consegui enxergar através da cegueira, consegui confortar aos demais , creio eu, como se o Espírito Santo estivesse completando plenamente meu ser. Escutei lamentos de terceiros sem me sentir atingido, tive certeza que Deus movia minha vida, acertando novo rumo, melhor. Um querido irmão me escreveu e confortou:

Meu querido amigo Rui,

Fiquei sabendo da sua mais nova provação, muitos irmãos nossos do seminário se lamentaram pelo ocorrido; confesso que passei por um momento de reflexão antes de sorrir e agradecer a Deus por mais esta luta em sua vida.
Como o nosso Pai te ama e vem te preparando para grandes coisas, como você está sendo forjado a ferro e fogo, e isso me fez pensar no seu novo semblante, o sorriso, a calma serena, as palavras sábias e a clara percepção de nossas lutas espirituais.
Se eu fosse o tio do homem aranha eu te diria: “grandes poderes requerem grandes responsabilidades”, mas como somos salvos eu te deixo a leitura da palavra em:

2 Coríntios 1
5. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.
6. Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos.
Se Deus, nosso Senhor soberano te fez passar por essa, é porque você já está preparado para sair de mais essa luta muito mais fortalecido naquele que nos dá a armadura dos que triunfarão na vida eterna. Que Deus continue te abençoando.
Eden Carvalho
r.e.castro 30/11/2008

Nenhum comentário: