sexta-feira, 2 de maio de 2008

Gênio da lâmpada!
Será que o Senhor quer que eu diga alguma coisa?Como eu poderia saber se não sentasse diante do computador, fizesse uma oração e aguardasse a resposta. Assim eu faço, quando temos fome, o estômago acusa, daí sentamos diante à mesa e nos alimentamos. Este condicionamento se desenvolve e nos habituamos ao sentir as primeiras sensações de apetite, buscar nos alimentar.
Servir a Deus deve ser encarado pelos cristãos, em meu modo de pensar, como uma obrigação. Obrigação no sentido de disciplina, porém executada com prazer, prazer de servir. O homem em geral mantém sua em sua consciência uma vaga esperança da existência de Deus, porém um Deus servidor, que estará pronto a apoiá-lo assim que se fizer necessário. Gosta de alimentar a esperança, de que em suas épocas de dificuldades, a confortável e conveniente “certeza” de ser amparado por um ser protetor. Como um gênio da lâmpada que nessas horas se apresenta milagrosamente para servi-lo. Pensa assim porque concebe este ser, Deus, um ser rico em bondade e por isso incapaz de se negar a servi-lo. Chamamos a esta forma de pensar como uma visão antropocêntrica, onde o homem é o principal ser existente do universo, e como tanto merecedor de todo cuidado e atenção. Este tipo de atenção o homem entende que deve ter, e que sua existência deve ser provida por este ser, chamado Deus, que o criou (nessas horas não é evolucionista) e portanto, com em uma visão familiar latina, teria obrigação sustentá-lo. Este homem em sua situação de criatura, não optou por ter nascido, sendo simplesmente colocado nesse mundo problemático, que não o satisfaz plenamente como de fato mereceria. De forma contumaz, esse homem que nos momentos convenientes crê em Deus,quando não atendido imediatamente ou quando lhe acontece algo desagradável, inquire a este que chama de Deus, onde estaria a bondade ele atribuída, nessas horas.
Cheguei a assistir essas demonstrações varias vezes e ouvi falar de figuras de alta graduação eclesiástica ousar julgar a Deus e sua infalibilidade, baseados em julgamentos restritos de meros “servos” displicentes e prepotentes. Seguindo este raciocínio devemos também examinar o procedimento deste mesmo homem, quando as coisas vão bem em sua vida. Normalmente não se lembra de Deus, restringe-se quando muito, a meros rituais e a superstições. Outros freqüentam templos, religiões para manterem-se protegidos. Geralmente religiões que não exijam muito, nem sequer padrões de comportamento que agradem a Deus ou alguma forma de seu empenho e transpiração. Normalmente dormem como anjos de asas sujas o sono dos justos. Não me considero melhor que ninguém, mesmo porque, não podemos afirmar que conheçamos a nós mesmos perfeitamente, e muito menos aos outros.
Costumo ler a Bíblia e livros de apoio escritos por pessoas muito melhores e mais adiantadas que eu e não raramente me deparo com afirmações que me levam a pensar e a tentar escrever buscando auxiliar algum caçador de respostas, nessa vida difícil, neste mundo controvertido da atualidade. Li uma frase de Dietrich Bonhoeffer que me fez pensar: “Muito do que é necessário permanece sem ser dito. Mas a coisa essencial, útil, pode ser dita em poucas palavras”.
Vejo atualmente necessidade de que os homens de Deus preparados para a lida, de cada vez mais levar a palavra ao povo de forma simples e objetiva. Escrevo da maneira que sei e estudo para fazê-lo de forma mais eficiente, mas com o intuito de servir a Deus. Como a fome me leva a mesa, outro tipo de fome, a fome de Deus me faz ousar escrever e divulgar a palavra salvadora que diz que: a Salvação vem pela Graça de Deus, através da Fé em Jesus!Não merecemos nada, não há obra que nos salve, e pelo que temos devemos agradecer sempre! Obras boas que possamos fazer é consequência, é fruto do Espírito! Praticamos boas obras porque somos salvos! Não seremos salvos por praticar boas obras! Existem pessoas que praticam boas obras e não são salvas!
r.e.castro 2/05/2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Amado e querido Ruy, este texto do genio, é muito interessante , pois no que se trata de fome eu mesmo gostaria de ter muito mais fome de Deus do que a que eu tenho agora, pois esse texto me arremeteu a um filme que vi sobre um jovem jogagdor de basquete, que na sua turma ele nao era o melhor nos estudos, porem uma coisa que ele nao largava era a sua bola de basquete. no final do filme mostra que ele se tornou um dos melhores jogador da sua época conquistando varios titulos. porque te conto isso? conto porque se nós tivessemos tambem essa mesma fome por Deus e sua palavra, acho que não teriamos tempo para mais nada neste mundo a não ser falar desse amor que um dia nos alcançou. por isso o parabenizo por mais uma inspiração abençoada por Deus neste texto o qual li e gostei. Que o nosso Deus continue a contar com esse coração apaixonado por ele que voçe tem. um bom dia e que Deus continue a te abençoar "RICA E ABUNDANTEMENTE" DO SEU AMIGO jOAO VIEIRA.