terça-feira, 13 de maio de 2008


Águia.

A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos. Mas para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar: seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas; e voar já esta se tornando uma tarefa difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... Ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Essa etapa consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir arrancá-lo. Depois de arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois de cinco meses ela sai para seu famoso vôo de renovação. E poderá viver, então, por mais uns 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitórias, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente quando nos livramos do peso do passado é que podemos aproveitar o resultado valioso que uma auto-renovação sempre traz.
A águia é usada como símbolo dos que esperam no Senhor e nele confiam. Verdadeiros cristãos são como águias:Você pode ver pombos, andorinhas e outras aves voando em bandos, águias não.Ficam lá no alto, olhando o azul infinito.E é do alto que vem o poder do cristão. E quando vem a tormenta as águias não se escondem, abrem suas asas, que podem voar em alta velocidade e enfrentam a tormenta.Elas sabem que as nuvens escuras, a tempestade e os raios podem ter uma extensão, mas lá em cima brilha o sol.Nessa luta podem perder penas e se ferir, mas não temem e seguem em frente.Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima.Mas as águias também morrem sós que não se acha por aí um cadáver de águia, porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo.Procuram com seus olhos o pico mais alto, tiram as últimas forças de seu cansado corpo e voam aos picos inatingíveis e aí esperam o momento final.Talvez por isso o profeta Isaías compara os que confiam no Senhor a águias.Nós também temos uma vida cheia de desafios, eles podem parecer impossíveis de ser vencidos, mas lembre-se: Descanse no Senhor, passe tempo com Ele e depois parta para a luta, sabendo que além da tormenta brilha o sol.

Compilação de textos pesquisados na internet.


r.e.castro 14/05/2008

Nenhum comentário: