quarta-feira, 28 de maio de 2008


Material.
O homem é um animal materialista e naturalmente egoísta. Incapaz de manifestar algum sentimento de solidariedade ou fazer algum bem se não estiver sendo fustigado por um sofrimento comum a seu grupo. A carga de facilidade incidida sobre um indivíduo o leva ao conforto ou ao prazer e assim desenvolve no mesmo a satisfação com a maldade a terceiros e muitas vezes inconscientemente sobre si mesmo. A dificuldade pode levar o homem ao egoísmo da mesma forma que o conforto e a facilidade podem encaminhá-lo na mesma direção. Será alguma idéia sado-masoquista esta afirmação?
Reparo perdoem-me se estou equivocado, que as tentativas humanistas levadas a frente, desembocam em situações lucrativas reincidentes e contumazes a algumas minorias ocasionalmente poderosas. O desenvolvimento atingido com o clamor humanista simplesmente cria grupos fechados e sem valor humanitário coletivo. São como pesquisas que só sobrevivem em laboratório e não atingem resultados de valor real aplicável de forma satisfatória. Sendo assim as potencialidades desenvolvidas baseadas na limitação humana, não conseguem abranger um patamar de satisfação ou benefício coletivo. As tentativas humanas são por si só limitadas e fadadas a atrofias. O humanismo quando religioso tende ao liberalismo e é uma re-ligação de baixo para cima, e não um religar Deus ao homem oriundo do Criador.
Percebo esta situação caótica vivida mundialmente, porém de forma distinta. Europa e Estados Unidos envolvidos radicalmente com violência apesar de suas histórias de guerras e conflitos , que recrudescem repetindo absurdos facilmente vistos em suas histórias, mesmo que em rasos mergulhos.
Percebo nosso problema brasileiro, terra sem histórico bélico de realce, território amplo e rico sendo inexplorado ou explorado erradamente. Vemos situações iguais e a reincidência da intervenção humana equivocada. Vemos os homens criando leis, tributando cada vez mais o semelhante e o ciclo vicioso eterno de exploração do homem pelo homem.
Pense Deus! O Deus da bíblia.

r.e.castro 28/05/2208

2 comentários:

Anônimo disse...

meu querido voce neste texto, exculachou o homem, criado a imagem e semelhança de Deus (imago dei)mas como voce é um destes homem, continuo a acreditar que tú és um cara legal, sangue bom.
um abração meu amigo, continue nesta fé inabalável.

Anônimo disse...

Como o universo que se coordena em uma única estrutura. Satélites, asteróides e planetas que formam sistemas que compõem galáxias. Como elétrons de camadas distantes se unem as outras camadas compondo moléculas que formam tecidos. Assim é o cristão, somos todos “um” em Jesus, o nosso salvador. Amando, perdoando, compreendendo, chorando e se alegrando com nossos amigos, que as vezes, são mais chegados que um irmão.