quarta-feira, 16 de julho de 2008


Gentileza.
As palavras são como estrelas, estão soltas no ar. Às vezes me pergunto de onde vêm estas coisas que tanto penso. Como ocorrem coisas boas que pensamos neste mundo tumultuado que logo pela manhã nos empurra goela abaixo pelos jornais desgraças e sofrimentos. Onde estão acontecendo os fatos bons, onde está o bem operando a felicidade nas vidas humanas. Reparamos que boa notícia não faz manchete, não vende jornal. As palavras são como as estrelas e a bondade também é como estrelas devemos colhê-la do alto. Devem dizer que eu enlouqueci, que as coisas são assim mesmo, que sou um alienado que agora só pensa em Deus etc. As coisas boas estão aí para serem vistas e o bem está também por aí para ser colhido. Vejo em meus relacionamentos atuais e como eu interagia no passado, como tudo mudou, para melhor. Existiu um homem que andava pelo Rio de Janeiro até a década de oitenta, que escrevia mensagens nos viadutos sempre em verde e amarelo e tratava da gentileza. Dizia: gentileza gera gentileza, o homem era realmente um profeta do bem, naquela época à frente de seu tempo ele percebia as essas estrelas e delas colhia as palavras como dádivas de incentivo e exortação ao bom relacionamento e ao amor ao próximo. Um dia pedi a Deus que me mostrasse meus defeitos, aqueles que eu não percebia e Ele fez e está fazendo isso comigo. Passei então a começar a me conhecer como realmente sou e como Ele me vê. Hoje procuro ser gentil com as pessoas e me admiro como elas se espantam com o bom tratamento, como esse comportamento é raro, quase ninguém faz. Comecei aos poucos a sentir um interesse em ver as coisas sob o prisma alheio. No início me espantei como somos egoístas e só pensamos em nós. Antes de sermos atacados, já determinamos nossos territórios e nossos interesses que sempre são prioritários. Isso é muito difícil de admitir, porém quando vencemos a inércia e somos retribuídos da mesma forma, nos causa espanto. Jesus foi um homem que a meu ver falou as palavras mais belas e as mais duras que podem ser ditas, ratificou as leis e as tornou muito mais rígidas, eliminou a legalidade hipócrita, o uso das palavras da lei manipuladas em proveito do charlatão. Semeou a verdade dos céus e nos mostrou a olhar para cima, deslocarmos nossa visão de nossos interesses e colher a bondade do céu, do amor de Deus por seu intermédio. Enquanto nos ocupamos com o emaranhado que nos rodeia, só vemos a nós mesmos e esquecemos que existem muitas estrelas no céu e muita bondade no coração do Pai. Faça um exame de sua vida e veja se você não se preocupa muito com si mesmo e se defende muito dos outros como se fossem todos adversários . Passe a ser gentil e procurar saber como vão, deseje que Deus os abençoe literalmente, se alegre com o sucesso alheio e dê gloria a Deus quando souber que alguém está feliz, que algo deu certo na vida dele e agradeça a Deus por isso. Deus então começará a te dar bons pensamentos que gerarão amor em sua vida. Que algumas destas palavras que eu colhi tenham a força da bondade de Deus e removam amargura que colocaram em seu coração sem que você percebesse.
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Pv 15:1.
Deus te abençoe!
r.e.castro 16/07/2008

Nenhum comentário: