domingo, 5 de outubro de 2008

Líderes?
Houve gente na história do Brasil que conseguiu encantar as massas com seu carisma e vendeu sua imagem como "A solução", colocando-se como a esperança de todo um povo.
Personagens sedutoras são em certas horas, oportunamente consumidas como a grande benção. O tempo passa breve como de seu jeito, aplacando ânimos, desiludindo a boa fé e também envergonhando corações apaixonados.
Sou obrigado a concordar que a maioria humana é inclinada a idolatria, seja na pessoa de um político, um astro de rock, uma manifestação coletiva em uma torcida organizada ou um líder religioso. Como pode ser grande o estrago de um líder desequilibrado. A história da humanidade registra passagens escabrosas que resultaram em hipertrofias sociais de povos maculados “ad eternum”, vide Alemanha mal conduzida. É curioso termos que aceitar um comentário de um “velho sacana ” ou uma prostituta vivida, no que se refere à sintomática percepção de "déjà vu" à respeito de certas personalidades neuróticas, curiosamente recicladas. A insidiosa influência de um líder desequilibrado pode desbaratar varias gerações. Sofro ao ver jovens serem manipulados, desprovidos de identidade, servirem de bois de piranha ou buchas de canhões desgovernados. Observei em minha vida a cultura japonesa, oportunamente entendi a humildade na forma mais literal possível, esta somente acanhando-se diante do também oriental, Jesus de Nazaré. Na cultura japonesa, em uma arte marcial, quando se atinge a faixa preta, por muitos ocidentais é a consagração de uma trajetória, mas para os mestres orientais significa agora sim, o início, a hora em que se deve estar preparado para iniciar. Percebi na cultura grega com pouco estudo, personalidade como o sábio Sócrates, mostrar quando em poder de grande sabedoria, entender que nada sabia.Grande responsabilidade é guiar jovens, grande trauma podem causar os pais , imaginem alguns “representantes do Senhor”, formadores de verdadeiros "pintos de chocadeira"
Devo ser breve, quem tem ouvidos ouça....se ainda puderem!
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.Mt 5:3
r.e.castro 05/10/2008

Nenhum comentário: