sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008


Igreja: Comunidade Terapêutica

“A igreja existe para colocar no mundo um novo sinal que é radicalmente diferente da própria maneira do mundo e que o contradiz de um modo que é cheio de promessa” - Karl Barth

Um dos grandes desafios que temos de enfrentar no contexto desta sociedade chamada pós-moderna é viver bem, visto que algumas de suas características como competitividade, consumismo, “uso indevido de cartões corporativos”, agressividade e tantas outras, tem gerado indivíduos enfermos do ponto de vista da alma e dos relacionamentos.
Há em nossa sociedade muitas pessoas que vivem deprimidas e angustiadas.
O cristianismo bíblico afirma que a chave hermenêutica para entendermos este processo de adoecimento do ser humano é justamente a queda. O pecado trouxe conseqüências desastrosas para a humanidade.
A Bíblia nos ensina que o pecado é universal (Rm 3:23), portanto, decerto não é como uma infecção que alguns contraem e outros não. É o estado universal do homem.
O pecado ataca e escraviza nossa capacidade volitiva, (João 8:34) “todo o que comete pecado é escravo do pecado”.
Quantas pessoas há, que vivem sob a tirania do orgulho, do ciúme ou ainda do álcool, do jogo, muitas das quais até tentam abandonar tais coisas, mas que não conseguem. Desta forma, o pecado pode ser identificado como um poder que escraviza o homem e endurece seu coração (Hb3:13).É neste contexto que a igreja deve, contando com a graça de Deus, reafirmar sua vocação terapêutica. Muitas evidências neotestamentárias destacam o papel terapêutico da comunidade cristã. Vejamos a igreja como comunidade do Espírito (At. 2.1-4, 2.42-47). Nestes textos encontramos um grupo de irmãos cujo modo de ser, fraterno e acolhedor, proporcionava as pessoas um ambiente de amor e comunhão, portanto um espaço terapêutico. Entendo, que uma igreja efetiva cria uma atmosfera de aceitação fraterna. À luz do que tenho visto ao longo de quase 20 anos de pastorado, posso afirmar que existem pessoas que só recebem um abraço ou um beijo em sua igreja e em nenhum outro lugar.
Será contando com a Santa e doce assistência do Espírito Santo, que haveremos de construir um ambiente de integração e restauração, deixando assim, um sinal de impacto em nossa geração.
Que Deus nos use para trazer bálsamo e refrigério a esta sociedade que tem experimentado dias tão difíceis.


Pr Aloisio


- O pastor Aloísio Said Bacelar é natural de Cachoeiro do Itapemirim, estado do Espírito Santo. Contando com a graça incomparável de Deus, plantou com um querido grupo de irmãos a Igreja Presbiteriana do Recreio dos Bandeirantes. Pastor Aloísio é bacharel em Teologia pela Faculdade Latino-Americana de Teologia Integral, pós-graduado em Educação Cristã pelo Centro Presbiteriano Andrew Jumper e Doutor em Ministério pela Faculdade Teológica Sul Americana.

-O Reverendo Aloísio Bacelar dirige a Igreja Presbiteriana do Recreio, lá eu vejo a Palavra de Deus ser aplicada corretamente, com o cuidado e afeto ao rebanho do Senhor, de acordo com a vontade de Jesus.
r.e.castro.

Nenhum comentário: