quinta-feira, 27 de março de 2008





Vernáculo.
Dizem que quem faz de tudo na verdade não faz nada. Dizem que quem entende de tudo na verdade não sabe nada. Acontece que alguns nesta vida são obrigados a passar por situações que os obriga a como se diz no popular “se virar, dar seu jeito, biscatear”. Venho de uma família, como já falei em textos anteriores, de pai militar, oficial do exército e mãe professora de música. Lembro-me bem que a cada colégio que eu passava sempre se repetia a cena de preenchimento de histórico escolar, e nunca havia espaço para eu preencher minha extensa relação de escolar. Sobre meus professores lembro-me de alguns, aliás geralmente desagradáveis lembranças. É certo, que existem os que nunca esquecerei, os que realmente me marcaram, por serem, hoje entendo, inteligentes e autênticos vocacionados. Pra que tenham uma idéia no final do ginásio eu já havia passado por mais de vinte colégios. Houve ano que “estudei” em três. Cresci achando ser pouco inteligente e não dado a estudos, sofri graves problemas por adaptação e choques culturais, calado. O nosso Brasil é grande e meu pai serviu em muitos estados. Quando comecei ouvir falar do inconsciente passei a ter uma idéia do que passei e assim a mais ou menos a entender o que resultou. Mais tarde ouvi falar de sistemas de ensino, de métodos pedagógicos, mas confesso que meu estudo foi mesmo à tapa. Não que eu não gostasse do estudo, sim dos tapas, mas em verdade, não dava tempo de sequer me apegar à escola, e já estava indo. Certa vez repeti ano no RJ em inglês e meu pai foi transferido para o sul, tive a surpresa quando lá cheguei, ser um dos melhores alunos. Português detestava, dá pra notar, mas sempre gostei de ler e quando cresci percebi que adorava estudar. Sou obrigado a admitir que ficaram seqüelas,felizmente não foram traumas, nem complexos , não obstante eu ousar escrever.Como falei sempre gostei de ler,porem infelizmente sempre me encantei com os textos e não muito a lidar com as palavras e a gramática.
Hoje, por essas coisas da vida ou talvez vontade de Deus, dei pra escrever, não pretensiosamente, simplesmente para retratar o que vi, experiências que vivi no intuito de ajudar, facilitar cotidiano, a vida de muitos que acredito como eu, erram por não terem tido na vida alguém com paciência de ensinar. Cometo erros de gramática, alguns não corrijo por falta de tempo e outros realmente por não saber identificar. O mais importante que tenho a dizer desta vez e a Verdade que quero contar. Mostrar com minha emoção, as coisas que aprendo com Deus, entusiasmar pessoas que já não sabem onde encontrar paz e viver com amor sem vacilar. Quanto mim, nas lidas da vida, desde as contingências da infância, acostumei ser eclético e de nada fugir sempre me adaptar. Quando cresci a vida me aprontou ciladas, que me levaram a usar muito do que aprendi na infância, nunca corri de trabalho e assim acabei virando um artista de vários instrumentos ou operário de muitas ferramentas , não que quisesse, assim simplesmente foi.Falei tudo isso pra me desculpar, peço que vejam o que escrevo, como palavras de homem apaixonado por Deus, que gosta de dividir o que sente. Como não estudei letras, e sim engenharia, acho que dará para você me desculpar, como falei no início, dizem que quem muito faz, pouco sabe e sendo assim devo confessar, engenheiro também não fui dos melhores! ......mas sou insistente! Isso eu sou! E humilde pra aprender!

Graça e paz a todos já irmãos em Jesus, e aos que virão a ser!

r.e.castro 27/03/2008

Nenhum comentário: